sexta-feira, 1 de julho de 2011

Donos do Creative Commons disponibilizam livro grátis na web


O Creative Commons é conhecido por ser um projeto abrangente na internet, que mudou os paradigmas na maneira como licenciamos conteúdo da web. Através dele, é possível permitir que outras pessoas reproduzam conteúdo ou até o modifiquem, de modo comercial ou não.
Essa forma de pensamento surgiu através de um movimento que apareceu na própria rede há alguns anos: a cultura do remix. Nela, é possível pegar muitas referências presentes na tela do computador, remixá-las com algo novo e transformá-las em um produto totalmente diferente.
O assunto já rendeu diversas publicações, principalmente em livros escritos e distribuídos pela própria internet em PDF. Agora, é a vez dos CEOs e presidentes da Creative Commons, Catherine Casserly e Joi Ito, explicarem nos mínimos detalhes do que se trata a sua forma de licenciamento através do livro “The Power of Open”.
O mesmo se encontra disponível em formato PDF e totalmente grátis neste link. Com apenas 46 páginas, o conteúdo coleta histórias de sucesso de artistas e outras pessoas que utilizam a licença em suas criações ou que trabalham criando em cima de quem se licencia dessa maneira.
“The Power of Open” também mostra que há diversas grandes empresas, diretores de cinema e sites governamentais que trabalham utilizando a filosofia do Creative Commons. Há várias empresas conhecidas que apoiam o projeto, como o Google, Mozilla, Microsoft e até a Faculdade Getúlio Vargas (FGV), em que o economista Ronaldo Lemos é coordenador do Creative Commons no Brasil.


Via http://networkedblogs.com 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...