terça-feira, 20 de novembro de 2007

O jamelão, a amizade e a vida (cortesias do Senhor)

Se há uma coisa na natureza da qual gosto ainda mais que de flores, são as milhares de frutas diferentes com que o Senhor nos presenteou.
Abaixo posto algo sobre o jamelão, uma frutinha que cresci comendo... ia para a área onde os pés cresciam (uns 20!), com meus amigos, e ficava lá, horas, comendo e conversando sobre a vida... e sem hora pra voltar pra casa. Bem, não posso mesmo reclamar de minha infância.


JAMELÃO

O jambolão ou baga-de-freira, guapê (Paraná), jamelão, jalão, azeitona (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é uma planta da família Myrtaceae com origem na Índia. É uma árvore que pode chegar até 10 metros de altura. Possui flores francas e frutos pequenos e arrouxeados quando maduros. O fruto ainda possui uma semente única e grande, quando comparada com o tamanho do fruto, envolta por uma polpa carnosa. Apesar de um pouco adstringênte, tem um sabor agradável ao paladar. Na Índia, o Jambolão, além de ser consumido in natura, é usado na confecção de doces e tortas. No nordeste do Brasil, esta planta adaptou-se tão bem que se tornou espécie subespontânea. A coloração arrouxeada do fruto provoca manchas nas mãos, tecidos, calçamentos e pinturas de carros, tornando pouco indicada para preencher espaços públicos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...