Um passeio pitoresco e
bem humorado pelo universo dos fliperamas e videogames das décadas de oitenta e
noventa.
Nascido em 1978, minha
infância e adolescência transcorreram nas décadas de 80 e 90. Na adolescência
eu tinha duas grandes paixões, ou mais que isso, mas essas duas eram as mais
regulares e onerosas: quadrinhos e jogos eletrônicos. Passei pela clássica segunda geração dos
consoles caseiros, mas vivi realmente as terceira, quarta, quinta e sexta
gerações dos videogames. Além de ter experienciado toda a vibe dos fliperamas, verdadeiros
"templos" onde eu depositava meu tempo e suadas fichas.
A partir de 2020, com a eclosão da pandemia de Covid e seu lockdown,
o tempo “ocioso” de quase todos, para o bem e para o mal, foi catapultado para
muito adiante. Assim, pude dedicar um tempo maior à jogatina nos emuladores, o
que fazia, até ali, apenas muito esporadicamente. Comecei então
um movimento natural de escrever
resenhas e análises de jogos por pura diversão e
higiene mental, uma fuga ou descanso das atividades editoriais e literárias
mais "sisudas" a que geralmente me dedico. A inspiração veio de meu
amigo Luiz Miguel Gianeli e seu projeto Muito Além dos Videogames que, além dos
livros editados, hoje mantém uma revista (onde colaboro).
O resultado desta literatura (retro)gamer está aqui, neste
amplo compilado de textos – algumas crônicas e muitas resenhas, abarcando mais
de 120 jogos – escritos de 2019 a 2025. E o livro ainda carrega poemas e um
conto dentro da temática dos fliperamas.
É de graça. Leia e compartilhe!
PARA BAIXAR O E-BOOK PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário