Fanzine Samizdat

 

Em janeiro de 2021, pondo em prática um sonho antigo, retomei, ainda que a título quase que de brincadeira, a publicação de um fanzine. Isso mesmo! Praticamente 20 anos depois de minha última incursão nesta seara (ou, mais apropriadamente, neste underground), retomei os artesanatos. O fanzine é humilde: São apenas quatro páginas (uma folha A4 dobrada...), trazendo a cada edição poemas, frases e um conto de minha autoria. A periodicidade, como convém, é irregular: Ao sabor das marés de dentro.

Mas o que afinal é samizdat? Samizdat era uma prática dos tempos da União Soviética destinada a evitar a censura imposta em geral pelos governos comunistas. Mediante essa prática, indivíduos e grupos de pessoas copiavam (muitas vezes à mão) e distribuíam clandestinamente livros e outros bens culturais que haviam sido proibidos pelo governo. O poeta russo Vladimir Bukovsky assim definia a prática: “Eu mesmo crio, edito, censuro, publico, distribuo e posso ser preso por isso”.

Assim, pelo caráter artesanal e mesmo libertário da prática de samizdat, nos ocorreu nomear assim esse fanzine. A ideia não é original: Há por aí uma Revista Samizdat, e na França chegou a circular um outro fanzine Samizdat, voltado para a Ficção Científica. E outros mais devem existir. Que seja; este humildezinho aqui é o Samizdat do Sammis, pequeno veículo criado para divulgar parte de minha produção literária, de maneira lúdica, gratuita e saudosista, pois iniciei minhas literaturagens exatamente escrevendo e editando fanzines como este.



Para baixar a primeira edição, CLIQUE AQUI.








Para baixar a segunda edição, CLIQUE AQUI.








Para baixar a terceira edição, CLIQUE AQUI.








Para baixar a quarta edição, CLIQUE AQUI.








Para baixar a quinta edição (especial Missões) CLIQUE AQUI







Para baixar a sexta edição, CLIQUE AQUI.



E MAIS: REUNIMOS AS SEIS EDIÇÕES DO FANZINE NUM ÚNICO ARQUIVO. ASSIM, CASO QUEIRA BAIXAR O COMPILADO, CLIQUE AQUI.


*    *    *    *    *    *




CANTIGA DAS CRIANÇAS FRUTEIRAS

Este pequeno material é um poema que, de forma divertida, fala sobre as frutas nativas de nosso Brasil, apresentando em seu corpo diversos nomes, a maioria “desconhecidos”, de algumas de nossas mais de 300 frutas nativas. O objetivo é informar e despertar a curiosidade de crianças e jovens (e adultos também) para um universo que muitos ignoram. É um material simples: Uma única folha A4 impressa em frente e verso e depois dobrada. Ele pode ser utilizado em aulas de português, ciências, geografia e mesmo outras disciplinas ou atividades transversais, a critério do educador. Pode ser livremente impresso e compartilhado. O arquivo em PDF traz duas versões, uma colorida e outra já otimizada para a impressão em preto-e-branco.

PARA BAIXAR PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...