quinta-feira, 1 de maio de 2008

A maior fruta do mundo


O coco-do-mar, que durante muitos anos os navegadores pensavam que crescia no fundo do mar, uma vez que só o encontravam a flutuar, é a maior semente do mundo e tem a forma de coxas humanas, com o respectivo púbis numa das faces. É produzida por uma palmeira, a Lodoicea maldivica, endémica da ilha de Praslin, nas Seychelles, embora haja alguns exemplares introduzidos noutras ilhas do arquipélago.

A planta desenvolve-se em zonas com solo bem drenado, em encostas expostas, embora o seu crescimento seja reduzido com a erosão. Na ilha de Praslin, existe uma floresta natural de coco-de-mar na Reserva da Natureza do Vallée de Mai, que foi inscrito pela UNESCO em 1984 na lista dos sítios que constituem Património Mundial

É uma árvore dióica, com um tronco fino para o seu tamanho: uma árvore-macho atinge 30 m de altura, enquanto que se encontram fêmeas com 24 m. As frondes são também enormes, podem atingir 10 m de comprimento por 3,5 a 4 m de largura e são marcescentes, ou seja, conservam-se presas ao tronco depois de secas. A inflorescência masculina pode atingir um metro de comprimento.

A árvore-fêmea pode produzir uma grande quantidade de frutos, que exteriormente não são muito diferentes dum coco, com um epicarpo fibroso; a semente, o coco-do-mar, tem dois lobos e pode atingir 30 kg de peso.

O fruto leva 6-7 anos a amadurecer e a germinação da semente leva 7-10 anos até aparecer a primeira folha. O tronco não se pode ver até a planta ter já 15 anos e atinge a maturidade com 20 a 40 anos. Por estas razões, pensa-se que uma planta saudável possa atingir uma idade de 200 a 400 anos.
_____________________________________________

Aproveite para baixar gratuitamente o livro ÁRVORE - Uma Antologia Poética. Pois Literatura e Educação Ambiental caminham juntas! Confira AQUI.

4 comentários:

joshua disse...

Magnificent blog.

Let me blossom bless you for it.

PALAVROSSAVRVS REX

Allan R. Machovsky disse...

Que mentira....
Levando em consideração que a abobora é uma fruta, e que uma Abobora-Pescoço pode atingir 89kg, então a maior fruta do mundo passa a ser a Abobora-Pescoço...

AnnaKawaii disse...

que por um acaso tem formato de bunda.. XD

Jacob disse...

Tem razão parece uma bundakkkkkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...