segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A maior flor do mundo


A maior flor do mundo é muito estranha. Além de ter um aspecto quase pré-histórico, a Titan Arum (Amorphophallus titanum) exala um odor fétido quando precisa ser polinizada. Assim, ela atrai moscas e besouros que se alimentam de carniça e que levam o pólen de uma planta à outra.
A Titan Arum é também conhecida por flor cadavérica (ou flor-cadáver) exatamente por exalar tamanho mau cheiro. É, com certeza, uma planta interessante e com um aspecto bastante distinto. Em primeiro lugar, é uma flor gigante.


A planta nasce de um tubérculo que chega a pesar cerca de 80 quilos. No meio da planta aparece um talo alto que, num solo selvagem, pode chegar a 6 metros de altura. Nas estufas, foram medidas alturas de cerca de 3 metros. A base se abre como uma saia ou um sino e esconde milhares de flores - isso é conhecido por inflorescência, pois contém várias flores.
A planta precisa sofrer polinização cruzada para dar origem aos frutos. Em geral, essa estrutura alta leva 3 semanas para ser formada. Em seguida, uma enorme inflorescência de um vermelho intenso se abre de repente mas continua aberta por poucos dias. Essa flor se fecha e murcha em pouco tempo. Se foi polinizada, a grande pétala que se fechou cai e expõe as sementes. Quando maduras, as frutas de cor alaranjado intenso têm o tamanho de uma cereja.
Quando aberta, a inflorescência emite um cheiro desagradável, até repulsivo, de peixe podre.
Ela é normalmente encontrada nas florestas tropicais da Sumatra, a maior ilha da Indonésia.
Foi primeiramente descrita pelo botânico italiano Odoardo Beccari que descobriu a Titan Arum em Sumatra, no ano de 1878. Ele enviou sementes dessa planta para o Jardim Botânico Real Inglês em Kew, onde foi possível observar a primeira floração em 1889.

Um comentário:

Unknown disse...

essa é uma planta q é bastante rara...quando a ví..eu tinha 10 anos de idade, é não é comun...é linda...mas rara.....é uma dadiva de deus...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...