terça-feira, 6 de novembro de 2007

Como fazer um bom café


Sim, eu também não consigo imaginar um mundo sem café... Este da foto, preparei, fotografei e bebi em seguida. Del.i.ci.ous. Ele me ajuda a pensar e/ou a manter a concentração (diria mesmo que o café me ajuda a ser, mas aí seria demais, e eu não chego a ser um tão retumbante 'viciado').
Bem, como este é um espaço de descontração, e não apenas reflexão (pelas duas coisas), publico algumas dicas sobre como fazer um bom cafezinho.

Use água filtrada ou purificada (ou mesmo mineral, conforme as condiçõe$, embora tal eu nunca tenha tentado, por ser avesso a frescuras), para não alterar o sabor do café.
A água deve estar na temperatura correta (não deixar ferver, mas simplesmente borbulhar de leve).

Para incrementar o sabor (como se precisasse):
Quando estiver fazendo o café junte uma pequena colher de chocolate em pó ou uma pedra de sal grosso.
Substitua a colher por um pequeno pau de canela para mexer o café na chícara.

Mais uns toques:
Não compre grandes quantidades de café, principalmente moído, pois ele perde o sabor ao fim de duas semanas.
Mantenha o café num recipiente hermeticamente fechado e em local fresco.

Ah, e se você morar aqui pelas cercanias (São Gonçalo, Niterói) me convide quando do preparo da iguaria, para que eu possa auferir e, caso aprove, certificar devidamente o produto.

5 comentários:

leoavalon disse...

Minha mãe não estava muito bem, então decidi fazer um café para ela... a questão é q nunca havia feito antes! Eis q entro no google e digito "como fazer café", e encontro seu blog! Fiz o café com as dicas que você deu e minha mãe gostou!
Obrigado Sammis! Deus abençoe imensamente sua vida!!!
obs: nem deu tempo pra convidar pro café, mas como sou da região também, aparece lá na Igreja Batista de Rio do Ouro pra tomarmos um café qualquer dia desses! Lá sempre tem café!
Abração!!!
Léo

intergo disse...

Preste bem atenção vou te darumas boas dicas.
1-Compre o melhor café brasileiro,o Café Orfeu,o kilo custa 57 reais mas você pode comprar umpacote de 250 gramas por 13 reais, este é puro!

2-Coloque meia grama do café Orfeu na mão e coloque na boca, éuma delícia.Compare como café comum,faça o mesmo,aquilo é intragável,é nogento é amargo,repare no cafécomum que ele tem pontos brancos,algo que eles colocam no café para render mais fica com gosto horrível,já o café orfeu não, ele é marrom escuro não é preto e não tem pontos brancos.

3-Coue o café de preferência com o coador de pano,que não tem perigo de rasgar e perder a delícia.Ele também estrai um maior gosto do café.

4-A temperatura ideal é de 90 a 100 graus,você vai saber quando começar a entrar em prossesso de ebulição,aí desligue o fogo.

5-Coue.

6-Sirva em chícaras de café de vidro,nunca sirva em copos de plástico pois como está quente o café absorve o sabor do plástico e fica um verdadeira porcaria.

Aproveit o seu café gourmet.

Autor:Marcel A.V.Soares
MSN:mavs_marcel@hotmail.com

Anônimo disse...

Putz, mas...
- xícara com ch é de lascar, hein?
ou é algum modelo diferente?

- café por 59 reais? prefiro plantar, moer e torrar em casa [:D]


bom, corretores ortográficos à parte, quem estiver sem nada para fazer pode visitar e até ganhar uma grana, hehehe..
http://trabalhodeclicador.blogspot.com

RICARDO R4 disse...

eu uso um pedaço de rapadura junto com o açucar 60% rapadura e 40 % açucar fica otimo

Unknown disse...

Pensei que fosse so eu que era "fresco" em cafe. Depois que tive contato inicial de BOM CAFE tipo exportacao, trabalhando com estrangeiros (japoneses ! vejam so!), e fiz cursos basicos para cafe barista em SPaulo, nao consigo mais tomar cafe em nenhum lugar. Bebo agua apenas. Mas, cafe, preparo EU mesmo, o MEU CAFE, coado ou usando AeroPress. Impressiona visitas e uma vez ao dia, seja de manha ou a noite, da alegria, animo, vontade de fazer tudo de boa vontade !! isso, porque estamos no MAIOR produtor de cafe do planeta MAS, consumindo o PIOR grao que eh resto do resto de exportacao para Paises desenvolvidos !!!!!!!! Pre-sal ? Vamos primeiro defender NOSSOS CAFES ESPECIAIS !!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...