terça-feira, 11 de março de 2008

Pessoa, o Fernando, em dois poemas definitivos da portuguesa língua


PRIMEIRO / OS CASTELOS

A Europa jaz, posta nos cotovelos:
De Oriente a Ocidente jaz, fitando,
E toldam-lhe românticos cabelos
Olhos gregos, lembrando.

O cotovelo esquerdo é recuado;
O direito é em ângulo disposto.
Aquele diz Itália onde é pousado;
Este diz Inglaterra onde, afastado,

A mão sustenta, em que se apoia o rosto.
Fita, com olhar sphyngico e fatal,
O Ocidente, futuro do passado.
O rosto com que fita é Portugal.



III. PADRÃO

O esforço é grande e o homem é pequeno.
Eu, Diogo Cão, navegador, deixei
Este padrão ao pé do areal moreno
E para diante naveguei.

A alma é divina e a obra é imperfeita.
Este padrão sinala ao vento e aos céus
Que, da obra ousada, é minha a parte feita:
O porfazer é só com Deus.

E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas Quinas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português.

E a Cruz ao alto diz que o que me há na alma
E faz a febre em mim de navegar
Só encontrará de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.



Isso tudo me faz lembrar de um verso de outro poema definitivo,
Tabacaria:

"Como um cão tolerado pela gerência..."

Serei eu?

Um comentário:

Giuliano Barcelos disse...

A Paz do Senhor. Gostaria de convidar a vc, dono deste blog e a todos os seus leitores a conhecerem o SMSBless.

http://www.smsbless.com.br

É um site evangelístico onde a pessoa cadastra seu número de celular e passa a receber versículos bíblicos gratuitamente via torpedo.

Temos sempre uma promoção onde os cadastrados concorrem a presentes.

Além disto, para quem tem um site ou blog cristão e adicionar nosso selo com link para o site, também concorre a prêmios.

Não deixe de participar e de divulgar nosso trabalho.

Jesus nos abençoe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...