sexta-feira, 6 de junho de 2008

A Oliveira e o Zambujeiro

Comecei a pesquisar o tema e aos poucos fui tendo muitas surpresas agradáveis, confesso: não esperava desmentir os meus conceitos sobre as passagens Bíblicas aqui descritas. Me inquietei muito até encontrar respostas às perguntas surgidas, sei que para muitos leitores alguns aspectos ou todos os aspectos referentes ao estudo não devam ser novidade. Contudo, o fato de apreciar a Bíblia e saber que Deus esconde nela mistérios preciosos me faz orar como o Salmista:"Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua Lei" Sl 119:18.

Não sou botânica,mas entendo que Deus usou muitas vezes as plantas para falar ao nosso coração. Aqui, uma humilde explanação sobre a Oliveira e o Zambujeiro, espero que, como eu sejam edificados.

"E se alguns dos ramos foram quebrados; e tu, sendo zambujeiro foste enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz mas a raiz a ti". Rm 11:17,18.

A oliveira é da família oléaceas e se originou na região do mediterrâneo. Vive bem em qualquer solo mesmo pobre e seco, contando que suas raízes possam enterra-se em profundidade. Sua exigência é muito sol e temperatura elevada. contudo, resiste muito bem à todas estações.É considerada de grande porte chegando a medir no máximo 10 metros. Sua copa não é alta, têm alto poder de regeneração. Se cortar a copa, rapidamente acontece o brotamento. Sobrevivem por muito tempo, mais de mil anos. Em Israel existem oliveiras de 2.500 e que provavelmente presenciaram a passagem de Jesus na terra.

O zambujeiro da mesma família da oliveira, popularmente conhecido como:"oliveira-da-rocha" ou "oliveira-braba", é silvestre, muito comum e mede até 2,5m.

O zambujeiro na oliveira

A enxertia tem por finalidade converter uma árvore noutra, transformando a copa. Pode ser utilizada para rejuvenescer plantas envelhecidas ou renovar plantas que dão fruto sem valor. Se houver o enxerto de limão doce em um pé de limão azedo, do enxerto para baixo a árvore dará limão azedo para cima limão doce. É assim que funcionam naturalmente os enxertos.

Procurei em diversas fontes( não poucas) sobre enxertia de zambujeiros em oliveiras. Tudo que encontrei foi que há incompatibilidade para este tipo de enxerto, visto que, a planta boa (oliveira verde) receberia a "braba"(zambujeiro) e perderia sua qualidade: passaria em sua copa a produzir oliveiras "brabas" e do enxerto para baixo: oliveiras puras. Seria uma perda.

Pensei: Ah Senhor, e agora como se explica esse enxerto citado por Paulo? Será que ele não entendia de enxertos? Não, o Senhor não o deixaria escrever sobre algo sem sentido. Voltei a pesquisar e encontrei um artigo muito bom. Nele o autor descreve o enxerto como :"contrário a natureza" tal qual citou Paulo.

"Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro E CONTRA A NATUREZA, enxertado na boa oliveira" Rm 11:24.

É isso o enxerto só funciona porque é sobrenatural!

Ramos naturais e enxertados
Os ramos naturais representam Israel a quem primeiramente foi dada a revelação de Cristo com todos os tesouros escondidos NÈle. O zambujeiro é a Igreja que recebeu a herança da aliança eterna por acreditar em Jesus o Messias. A Oliveira É Cristo Jesus que sustenta ambos(Israel e Igreja) através da raiz e da seiva.

É através do sacrifício de Jesus que tanto Israel quanto a Igreja dão bons frutos. É a natureza da raiz e da seiva (Deus e o Espírito Santo) que limpa o pecado dos ramos possibilitando uma transformação na sustentação e produção dos frutos.

A enxertia dos ramos naturais. Li alguns estudos que definiam a oliveira como sendo Israel o que não condiz com o texto e sua interpretação, vejamos:

Romanos 11:19-"Os ramos foram quebrados". Os ramos representam Israel, os que não creram em Jesus como o Messias Salvador.

Romanos 11:21- "Deus não poupou os ramos naturais". Mesmo sendo nação escolhida necessitam crer em Jesus como Messias para serem salvos.

Romanos 11:23- "Poderoso é Deus para os tornar a enxertar". Deus tem um plano para Israel.

Romanos 11:24-"Serão enxertados na própria oliveira". Àqueles ramos naturais que compreenderem o plano Salvador de Cristo serão salvos. A Bíblia relata que isso irá acontecer nos últimos dias " todo o Israel será salvo"(Rm 11:26).

Em um próximo estudo falarei sobre :A oliveira e a redenção.

Fontes pesquisadas:
Bíblia sagrada, Almeida, J.F, STBB
http://www.vida.emcristo.nom.br
http://www.naturlink.pt
http://dias-com-arvores.blogspot.com
http://www.bragancanet.pt

Fonte: Blog A Tenda na Rocha

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...