Muitas frutas que têm a cara do Brasil vieram de fora
Por Luís Joly
Revista Mundo Estranho - Maio 2007
Revista Mundo Estranho - Maio 2007
Estima-se que existam pelo menos 312 frutas tipicamente brasileiras. E isso porque muitas frutas tidas como "a cara do Brasil", como a banana e a laranja não são naturais de terras brasileiras.
"Mas, apesar do número impressionante, apenas seis frutas brasileiras são cultivadas comercialmente em grande escala", diz o engenheiro agrônomo Harri Lorenzi, co-autor do livro Frutas Brasileiras Exóticas e Cultivadas
A lista de frutas brasileiras não-comerciais conta com nomes que você provavelmente nunca ouviu falar, como banana-de-macaco, marôlo, araticum-cagão, taperebá, cariota-de-espinho, pau-alazão, marajá e fruta-de-ema, entre outras. Algumas dessas frutas exóticas são registradas fora do Brasil, o que não anula a originalidade verde-amarela mas deixa o país de fora de eventuais ganhos monetários relacionados ao comércio do fruta. Há ainda as frutas extintas, como o oití-da-Bahia, umas das favoritas do imperador Dom Pedro II, que hoje não existe mais.
Origem de algumas frutas
- Goiaba (Brasil)
- Maracujá (Brasil)
- Coco da Bahia (Brasil)
- Abacaxi (Brasil)
- Caju (Brasil)
- Cacau (Brasil)
- Banana (Sudeste Asiático)
- Maçã (Eurásia)
- Laranja (China)
Mergulhe Nessa:
Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas
Ed. Instituto Plantarum
Harri Lorenzi, Marco Lacerda, Luis Bacher
627 páginas
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/
ACESSE UMA LISTA SENSACIONAL COM TODAS AS FRUTAS BRASILEIRAS: Clique Aqui.
2 comentários:
Antes de mais nada, seu blog é muito bom, parabéns.
Sobre as frutas, acho que o cacau não é exclusivamente brasileiro. Certamente ele crescia aqui antes da chegada dos portugueses, mas povos como astecas e maias conheciam uma bebida à base de cacau (e esta bebida deu origem ao nome "chocolate"). O cacau é originário, creio, de uma área que vai do nordeste do Brasil ao México.
cara,o coco da bahia não é originario do brsil ,foi trazido do sudoeste asiatico pelos portugueses .
Postar um comentário