domingo, 10 de agosto de 2008

DUAS FRUTAS ANGOLANAS

O MABOQUE

O maboque, Strychnos spinosa, Lam, da família das Strychnaceae, é um fruto do sul de África.

Tem a casca dura e tem de ser quebrada para se chegar ao interior comestível. O seu aroma é intenso tão agradável como o seu sabor. Uma particularidade não muito conhecida deste fruto é que se apanhado e comido depois de uma queimada ou incêndio actua como que um estupefaciente deixando "pedrados" pessoas e animais que o comam.

Além de fruto, de alguma forma não muito conhecido, serve frequentemente para a construção de Maracas.

Depois de seco, adiciona-se um pequeno "cabo", fazem-se uns pequenos orifícios e no seu interior colocam-se sementes secas ou, mais recentemente, missangas.


A Múcua

A Múcua é o fruto do Imbondeiro que é uma árvore africana de grande porte e uma das mais grossas do mundo.

.

Esta árvore tambem conhecida por Baobá chega a alcançar alturas de 5 a 25 m de altura (excepcionalmente 30 m), e até 7 m no diâmetro do tronco (excepcionalmente 11 m). Destacam-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.

A Múcua é um fruto que a parte comestível é seca, ou seja, não tem sumo. Desfaz-se na boca quase como se estivesse a comer suspiros de pastelaria e o sabor é adocicado com uma ligeira acidez.

Esta fruta é rica em vitaminas e minerais.

Se dissolvermos a Múcua em água a ferver obtemos um sumo de múcua que depois de arrefecido e tomado como uma bebida fresca tem um suberbo sabor inigualável.



Um comentário:

Wilma Rejane disse...

Sammis, gostei demais da publicação.Nunca tinha ouvido falar nessas frutas e árvores. Deus o abençoe irmão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...