quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O maior mapa geológico da Terra


Mãe Terra Desnuda
Tente imaginar o nosso planeta em uma situação na qual foram arrancadas todas as plantas, animais, a água, os solos e, claro, qualquer coisa que tenha sido feita pelo homem. Assim é o quadro Mãe Terra Desnuda, uma verdadeira obra-prima da moderna geologia.

Mapa geológico digital
Este é o maior mapa geológico já feito da Terra, fruto da colaboração de geólogos de 79 países, reunidos no projeto OneGeology. Já disponível na Internet (veja link abaixo), este é o primeiro mapa geológico digital da Mãe Terra.
Financiado pela Unesco, além de ser o maior e melhor mapa geológico do planeta já feito, o novo levantamento geológico é aberto e pode ser acessado gratuitamente por qualquer país do mundo, tenha participado ou não da realização do projeto.

A importância dos mapas geológicos
"Mapas geológicos são ferramentas essenciais na descoberta de recursos naturais, como água, petróleo e minerais, e no planejamento de combates a ameaças de natureza geológica, como terremotos, vulcões e emissões de gases," explica Ian Jackson, coordenador do OneGeology.
"Os recursos naturais são uma fonte crucial de riqueza para todas as nações, especialmente para aquelas que precisam se desenvolver e construir suas economias," completa ele.

FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...