quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Telas de (e fatos sobre) Fortunato Depero

Fortunato Depero foi um pintor, escultor e design gráfico italiano, nascido em 1.892, em Fondo. Durante um ano, Depero foi aprendiz do escultor Scanagatta, em Rovereto, para onde sua família havia se mudado. Em 1.913, durante uma viagem a Florença, Depero teve seu primeiro contato com o movimento Futurista. Ele leu um artigo de autoria de Filippo Tommaso Marinetti, um dos fundadores do Futurismo, na revista Lacerba. Marinetti anunciava o nascimento de uma arte ligada ao culto às máquinas e aos elementos mais dinâmicos da sociedade industrial. No ano seguinte, Depero mudou-se para Roma,influenciado pelas idéias de Marinetti e com o objetivo de aprofundar-se no movimento.
imagem: depero.jpg

Em 1.915, com o pintor futurista Giacomo Balla, com quem compartilhava pensamentos semelhantes a respeito do movimento, elaborou o manifesto A Reconstrução Futurista do Universo, no qual adotavam o conceito de dinamismo na arte e aplicavam os princípios futuristas na construção de objetos. Em 1.927, Depero participou da Feira Internacional de Arte Decorativa, em Monza,onde criou um estande com nove metros de altura para a editora Treves. O estande, considerado na época uma excelente obra arquitetônica, era parcialmente construído com grandes letras sólidas, as quais eram reproduzidas em escala menor nas prateleiras e na decoração interna. Nesse mesmo ano, publicou o livro Depero Futurista, um importante trabalho de divulgação do Futurismo e de design gráfico. Com um formato um pouco maior que o A4, com capa dura e oitenta páginas presas por porcas e parafusos, o livro é um catálogo de design de publicidade. Em 1.928, Depero foi para Nova Iorque, onde continuou a pintar, expor suas obras e criar designs para o teatro, além de trabalhar como designer autônomo em publicidade.

Imagem: depero futurista.jpg

Depero foi um dos responsáveis por levar o Futurismo para a publicidade e influenciou esta área com suas cores dinâmicas e seu estilo mecânico e cristalino. As imagens criadas por Depero para anúncios publicitários apresentavam, por exemplo, recortes de papel com inversões simples de preto e branco, que podiam ser facilmente reproduzidas em jornais, por meio de clichês a traço, e em pôsteres de cores uniformes, por meio de litografia. Com isso, criava a impressão de justaposição, ao utilizar o contraste entre cores. Seus cartazes criados para anúncios publicitários eram, geralmente, monocromáticos ou apresentavam pequenas manchas coloridas para destacar o texto.

Depero faleceu aos 68 anos, devido a complicações decorrentes do diabetes. Muitas de suas obras fazem parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto, na Itália.





Fonte texto: http://wiki.eca.luli.com.br/index.php/Nathalia_Orlandi_Cunha

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...