Em 1.915, com o pintor futurista Giacomo Balla, com quem compartilhava pensamentos semelhantes a respeito do movimento, elaborou o manifesto A Reconstrução Futurista do Universo, no qual adotavam o conceito de dinamismo na arte e aplicavam os princípios futuristas na construção de objetos. Em 1.927, Depero participou da Feira Internacional de Arte Decorativa, em Monza,onde criou um estande com nove metros de altura para a editora Treves. O estande, considerado na época uma excelente obra arquitetônica, era parcialmente construído com grandes letras sólidas, as quais eram reproduzidas em escala menor nas prateleiras e na decoração interna. Nesse mesmo ano, publicou o livro Depero Futurista, um importante trabalho de divulgação do Futurismo e de design gráfico. Com um formato um pouco maior que o A4, com capa dura e oitenta páginas presas por porcas e parafusos, o livro é um catálogo de design de publicidade. Em 1.928, Depero foi para Nova Iorque, onde continuou a pintar, expor suas obras e criar designs para o teatro, além de trabalhar como designer autônomo em publicidade.
Depero foi um dos responsáveis por levar o Futurismo para a publicidade e influenciou esta área com suas cores dinâmicas e seu estilo mecânico e cristalino. As imagens criadas por Depero para anúncios publicitários apresentavam, por exemplo, recortes de papel com inversões simples de preto e branco, que podiam ser facilmente reproduzidas em jornais, por meio de clichês a traço, e em pôsteres de cores uniformes, por meio de litografia. Com isso, criava a impressão de justaposição, ao utilizar o contraste entre cores. Seus cartazes criados para anúncios publicitários eram, geralmente, monocromáticos ou apresentavam pequenas manchas coloridas para destacar o texto.
Fonte texto: http://wiki.eca.luli.com.br/index.php/Nathalia_Orlandi_Cunha
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