quinta-feira, 13 de maio de 2010

Você sabe o que é Le Parkour?

 David Belle
Kelly Roncato

Raymond Belle nasceu no Vietnã, antiga Indochina, era bombeiro e militar. Sem família, foi acolhido pelo exército Francês, país onde se naturalizou e passou grande parte da vida. No exército, aprendeu técnicas de salvamento que mais tarde seriam passadas a seu filho, David.

Essas técnicas consistiam em usar o corpo como ferramenta de resgate e veículo de fuga. Devido a isso, toda a área na qual o sujeito estivesse transformava-se em obstáculo: um prédio, um carro, uma pedra, um muro, um bueiro. Atravessá-los de modo eficiente e rápido era o objetivo. Do alcance dele dependiam a vida do indivíduo e de seu grupo.

No corpo de bombeiros, esse conhecimento ajudava Belle a ser altruísta e deixar toda a atenção e criatividade focadas na operação de resgate. A utilidade dos movimentos dependia também do bom condicionamento físico do bombeiro. Daí todo o cuidado para desafiar os próprios limites sem desrespeitá-los. Na década de 80, ele passou todo o conhecimento que possuía ao jovem David Belle que, acompanhado de amigos num subúrbio francês, adaptou as lições de modo a superar os limites do corpo e da mente. Nascia aí Le Parkour, ou O Percurso, prática que chegou timidamente ao Brasil na década de 90 pelas mãos do psicólogo clínico Eduardo Bittencourt.

Ele observou, pela Internet, a forma como David se locomovia pela cidade e decidiu tentar os mesmos movimentos. Hoje tem um grupo de treino e é responsável pelo site Le Parkour Brasil, ferramenta que possibilita a curiosos e adeptos do Parkour o esclarecimento de dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Bittencourt explica que são treinados, geralmente, obstáculos e não percursos. “Nosso objetivo final é desenvolver uma ‘capacidade para’. Assim, o processo caminha muito nesse sentido: de adquirir e apurar cada vez mais capacidade para equilibrar-se, saltar, rolar, escalar, dependurar. Dentro disso, tudo que puder nos favorecer interessa.”

Fonte:  http://www.profissaomestre.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...