sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Criando uma Imagem - Esparta





Estas três fotos ilustram como é fácil criar uma imagem legal para seu blog, site ou para qualquer outro fim, sem precisar de conhecimentos mais aprofundados ou equipamento profissional.

Estou escrevendo um poema relacionado à cidade grega de Esparta. Pensei então em criar uma imagem para publicar junto ao poema. Lembrei-me do excelente filme '300', e o treinamento do jovem Leônidas (o Agogê, célebre treinamento a que todo jovem espartano era submetido - o mais duro treinamento militar de que se tem notícia na história humana). 

Primeiro fiz uma foto simples, com  uma câmara digital comum (Sansung ES15), tendo o céu por fundo, usando como modelo (ele prefere o termo 'cobaia', com o que eu absolutamente não concordo) meu sobrinho Gyan - armado com um potente cabo de vassoura, e encouraçado com sua tradicional camiseta dos Power Rangers. O diferencial todo da foto está na pose do modelo e no enquadramento (fotografei deitado no chão). Após isso, usei o efeito 'Limiar' no programa Photoscape (esse efeito, ou equivalente, está disponível em praticamente todos os editores de imagem, gratuitos ou pagos). Por fim baixei uma fonte (Achilles) gratuita na internet, no estilo do alfabeto grego, e utilizei-a para escrever a palavra Esparta (usando o mesmo editor de imagens - função esta também presente em praticamente todos os editores).

Viu só? Você também pode criar suas próprias imagens, e ilustrar você mesmo seus posts, sem precisar ser expert em fotografia ou edição de imagens, e o melhor, sem gastar nada. O limite é a sua imaginação. A revolução das máquinas digitais tornou - agora sim - perfeitamente real o velho mote de Glauber Rocha - "Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". 

Pois então mãos à câmera, irmãos!

Ah, todas as três imagens são de uso totalmente liberado - mais que por uma licença Creative Commons, é copyleft total mesmo. 


Sammis Reachers

Um comentário:

Antonio disse...

Caro Sammis, muito interessante e criativo. Recebi seus poemas via postal e vou agradecer posteriormente com mais calma.
Um forte abraço e um ótimo fim de semana..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...