quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

É lançado o guia definitivo das aves brasileiras

Rolf Grantsau e Haroldo Palo Jr são autores de um autêntico dicionário ilustrado, obrigatório para os interessados em pássaros.


Rolf Grantsau, 1997
Um dos pôsteres ilustrados por Rolf Grantsau

 
Foi lançado, nesta semana, o “Guia Completo Para Identificação das Aves do Brasil”, o primeiro livro a reunir todas as 2907 diferentes espécies e subespécies de aves conhecidas até o momento no Brasil. Dividido em 2 volumes, com 2800 ilustrações coloridas, a obra é voltada principalmente para ornitólogos, biólogos e observadores de aves.

O livro é de autoria de Rolf Grantsau, ornitólogo alemão que vive há 45 anos no Brasil. Um dos maiores naturalistas vivos, foi homenageado em três espécies diferentes do bioma brasileiro: um besouro (Gnomidolon grantsaui), uma planta carnívora (Drosera grantsaui) e em pássaro (Formicivora grantsaui). Já Haroldo Palo Jr., que assina a edição, é um renomado fotógrafo-naturalista com experiência de mais de três décadas e mais de 200.000 fotografias da natureza.

A obra é extensa. Cada um dos dois volumes (Aves Não-Passeriformes e Aves Passeriformes) tem mais de 600 páginas e pesa quase 4 quilos. “Esta obra é o resultado de 45 anos de pesquisas de campo e 3 anos de revisões e editoração,” declarou Palo Jr. para o Rede Ambiente “pode ser considerada o dicionário ilustrado das aves do Brasil”“

Quem adquirir um dos primeiro 500 exemplares da obra leva, ainda, três pôsteres com ilustrações de Grantsau (21,5 x 28,5 cm). Para mais informações ou para adquirir a obra, acesse:http://www.ventoverde.com/site/

Sobre seus próximos projetos, o fotógrafo-naturalista é enfático: “Guia de aves do Pantanal, com 1500 fotografias”. Mais uma obra obrigatória para ornitólogos está por vir.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...