sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A arte com pranchas de Skate de Haroshi



Via http://obviousmag.org


O artista japonês Haroshi constrói esculturas de uma perfeição abismal a partir de pranchas de skate partidas. Jogando com a forma e a cor, este é o resultado de anos de experiência, dedicação e uma paixão extrema a este desporto radical.

As imagens aqui apresentadas representam esculturas bem peculiares e de uma dedicação extrema. Todas elas foram construidas usando apenas velhas pranchas de skate como matéria-prima. Mesclando estilos diferentes, este tipo de "reciclagem artística" resulta em mosaicos de madeira de uma perfeição e sensibilidade nipónica.
O artista japonês Haroshi é o responsável por estas peças de arte. Apaixonado pelo skateboard desde a adolescência, interessa-se por todos os pormenores deste desporto radical, principalmente pelos detalhes da prancha: desde as formas côncavas, às rodas de plástico e metal.
Relutante em deitar fora as pranchas velhas e partidas, Haroshi começou a coleccioná-las. Daí a decidir usá-las para o seu trabalho foi apenas um pequeno passo. Hoje, elas tornaram-se o seu instrumento de comunicação e a essência da sua identidade artística. Para construir uma destas peças tridimensionais, o artista utiliza e empilha várias camadas de pranchas curvas, que divergem em forma (dependendo da fábrica, da marca e do modelo). Com experiência, Haroshi começou a dominar esta técnica difícil e consegue hoje diferenciar todos estes tipos de pranchas. Quando escolhe quais usar para cada trabalho, é altura de cortá-las, dar-lhes forma e sentido e poli-las.
O processo usado pelo artista é inspirado na técnica tradicional japonesa de esculpir Budas, em que 90% das peças resultam da sobreposição de camadas de madeira de forma a poupar material e reduzir o peso da estátua. Haroshi inspirou-se também no artista japonês do século XII, Unkei, que colocava uma bola de cristal no interior das suas estátuas de Buda, no local onde deveria estar o coração. Por isso, as suas peças têm uma peça de skate partida no seu interior, invisível do exterior. Escolhida da enorme colecção do artista, este pormenor dá alma às suas criações.
O trabalho de Haroshi tem sido mostrado em várias exposições em diferentes pontos do mundo, a última das quais na Jonathan Levine Gallery, em Nova Iorque. Nesta galeria a sua colecção foi apresentada com o título "Future Primitive", aludindo às raízes tradicionais nipónicas e ao carácter contemporâneo das peças, que usam uma matéria-prima do século XXI e representam imagens presentes na cultura pop, como o Super Mario ou a maçã da Apple.
(Clique sobre as imagens para ampliar)








Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...