quarta-feira, 23 de outubro de 2019

A linha 725, o Maracanã, o cobrador "ateu" e a reza forte


Assistindo agora há pouco à entrada do ônibus do Flamengo no Maracanã, me lembrei de uns vinte anos atrás, quando eu trabalhava como cobrador de ônibus em Niterói. Certa feita, eu ainda frango novo, me colocaram para trabalhar na linha que passava em frente ao Maraca (725 Fonseca X São Cristóvão), justo em fim de semana de jogo. Não tinha choro. Os parceiros efetivos da linha costumavam contar terríveis histórias de invasões, calotes e até pancadaria no coletivo. Até aquela altura (vinte aninhos) nunca tivera nada contra pancadarias, pelo contrário - mas um contra muitos me assustava. "Na ida eles vão 'pingado', mas na volta eles voltam tudo junto. Na volta que é triste", me alertava o experiente motorista. 
Eram apenas três viagens (voltas) naquela linha. A primeira, tranquilo, segunda, tranquilo, mas na terceira era justamente o momento de saída do estádio. Já na partida de Niterói meu coração gelou. Eu olhava pro meu canivetinho escondido na gaveta, "coitado de você, cotoquinho, que pode contra as hordas?", lamentava. Quando o ônibus finalmente se aproximava do caldeirão, eu, que era ateu raiz, feroz leitor de Nietzsche e seu super homem, fiz o que fazem os bons "ateus" na hora do perrengue: rezei a tudo enquanto era deus gestado. Hórus, Tupã, Hermes, Quetzalcoatl e o escambau! Um daqueles, ou talvez o próprio Satanás ouviu: o motorista, velho "bandalha", pegou um atalho (naquele tempo não havia GPS) e fugiu da frente do estádio, deixando uma boa centena de torcedores para trás, lotados de ÓDIO. 
Voltamos para Niterói com apenas oito ou nove bonecos. Bons tempos!

*Hoje, 23/10/2019, realizar-se-á a partida de volta da semifinal da Copa Libertadores, entre Flamengo e Grêmio.

Sammis Reachers


Coletando histórias dos amigos rodoviários, escrevi há algum tempo o livro RODORISOS - Histórias hilariantes do dia a dia dos Rodoviários. O livro possui mais de 40 causos de lascar, e pode ser adquirido (e-book ou impresso) na Amazon: 

https://www.amazon.com.br/Rodorisos-Hist%C3%B3rias-hilariantes-dia-Rodovi%C3%A1rios-ebook/dp/B07BXDPZCQ 

Um comentário:

Touché disse...

A gente,que é da periferia tem sempre uns perrengues prá contar. A gente tem história. Você,como sempre,escreve muito bem..Achei engraçado o 'ateu raiz'..também tive essa fase..abrção..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...