sábado, 25 de fevereiro de 2023

Little Samson: A pequena joia dos 8 bits

 


Num belo dia de sol dum verão qualquer japonês, não mais que de repente, o criador de Ghoul's Ghosts decide criar um novo jogo de plataforma para o NES. 

O ano era 1992. A softhouse era a Tekuro, e Taito a publicadora. E o jogo era, fora, foi e é uma maravilha dos oito bits: Little Samson.

O nome de nosso herói, Sansão, imediatamente remete ao personagem bíblico homônimo, um juiz (líder) de Israel famoso por sua descomunal força física. Pode-se dizer que Sansão é o único caso conhecido biblicamente de operação do Espírito Santo de Deus concedendo poder físico a um homem - noutros servos de Deus, observamos o poder de profetizar (Ezequiel, Isaías, Jeremias), realizar milagres e maravilhas (Moisés, Elias, Eliseu), interpretar sonhos (José, Daniel) etc. Mas força bruta, capaz de permitir a um homem vencer a outros milhares em combate, foi graça somente concedida a Sansão. Sua história é exemplar, desde a semeadura de erros até a colheita dessa lavoura que sua desobediência e seu amor pelas mulheres, mulheres erradas, lhe proporcionou, até sua dramática redenção final. Se você não conhece sua épica história, pare tudo e abra a Bíblia no livro de Juízes, lendo do capítulo 13 até o 16.

Mas, voltemos ao game. Na trama, um príncipe das trevas é libertado após uma terrível tempestade. Ele logo recruta partidários dentre as forças sombrias e, auxiliado por quatro bruxos-generais, tenta tomar o mundo. O Rei emite então um pedido de socorro, convocando quatro paladinos para combater a emergência daquele mal.

A maior das sacadas do jogo é trazer uma proposta enriquecedora e que gera um engajamento mais amplo ou complexo do jogador: Além do herói Samson, humano como você e eu, três outras espécies enviam combatentes para a peleja - e para que você, guerreiro retrô, os comande: Um Dragão, um Golem (monstro de barro) e um pequeno e orelhudo... rato! Cada um deles é ideal para vencer determinados desafios ao longo das fases. Na verdade, tal qual Samson, os demais guerreiros são também humanos, mas foram amaldiçoados a viverem nas formas atuais. O dragão fora antes uma bela princesa; o Golem, um ladrão chamado Gamm que, após roubar um laboratório, inadvertidamente tomou uma poção, transformando-se em monstro. Já o rato preteritamente fora um destrambelhado mago, o proprietário do laboratório roubado por Gamm; ao tentar executar um feitiço, transformou a si mesmo num rato! Bem, com essa trupe algo maltrapilha você deverá impedir que o mundo caia em mãos sombrias.

E o jogo já começa com a possibilidade de escolhermos entre quatro fases iniciais, com certa cara de practice, cada uma exclusiva de um dos personagens. Após vencidas, acedemos a novos estágios, mas agora com a possibilidade de trocar de personagem a qualquer momento durante o jogo, o que permite superar obstáculos ou vencer inimigos, conforme as habilidades de cada um dos seres.

Samson, o principal guerreiro, é o personagem que apresenta os movimentos mais usuais ou lineares: salta e dispara, podendo agarrar-se nas paredes (horizontalmente), ao se apertar mais uma vez o pulo, quando de encontro às mesmas. 

O dragão em estilo Pokémon dispara tiros que executam um movimento parabólico, curvando-se para cima, ideal para atingir inimigos voadores. Ele também - para honrar a nobre raça dos dragões - pode voar, mas apenas em linha reta, e por curto espaço de tempo. Seus disparos são os únicos que podem ser "carregados" (pressionando e segurando o botão de disparo) para aumentar sua potência.

O golem não dispara tiros, mas em compensação estica seu braço a boa distância, valendo-se da plasticidade da argila de que é feito. E mais: ao contrário dos demais, pode golpear para cima e para baixo. Mas fique atento: Além de lento, seu pulo é curto, e o bruto não sabe se abaixar! Em compensação, é o único que pode andar sobre espinhos sem sofrer dano.

O ratinho possui uma habilidade fundamental: Pode andar pelas paredes tanto na vertical quanto na horizontal (de cabeça para baixo). É pequeno e veloz, podendo entrar em passagens vedadas aos demais, e possui uma forma de ataque singular: Não dispara tiros ou golpeia com socos, mas "solta" pequenas bolas explosivas, cujo mecanismo remeterá o jogador imediatamente às morph ball bombs de Metroid. Elas são na verdade pequenas bombas-relógio, que demoram dois segundos para explodir. 

A jogabilidade com cada personagem é propositalmente bem diferente, o que exigirá muita atenção e prática do jogador. A quantidade de life (vida) de cada um também difere, podendo ser aumentada, mas apenas até certo ponto. As fases são curtas, e ao vencê-las, se inicia na nova já com o sangue da tropa recarregado. Muita atenção: Se um dos guerreiros que não o Samson morrer, está finda a partida para o falecido. Você volta no continue, mas agora sem o personagem que tombou (a não ser o Samson). Mas há um refrigério: Ao longo das fases, você apanha pequenos frascos de poção. Ao clicar em start, na tela de mudança de personagens, repare embaixo do life de cada um: Se ali houver poção, é possível selecioná-la para encher seu life e salvar seu guerreiro. 

Podemos dizer que há dois tipos de chefões no jogo: Os "comuns" e os quatro bruxos que auxiliam o príncipe sombrio, os quais possuem uma forma secreta que se manifesta após sua forma humana ser derrotada. Em geral, os chefões precisam ser atingidos em pontos estratégicos (cabeça, boca), para serem derrotados.

O jogo possui dois modos de dificuldade, easy e normal. Para alcançar todos os estágios, é necessário jogar no modo normal. Assim, após o North Castle (que no easy é a última fase), é possível despertar o Floating Castle, onde velhos conhecidos deverão ser novamente derrotados, antes da verdadeira batalha final. E não se deixe levar pela pegada fofônica, à la Pokémon, dos personagens e adversários: O jogo possui considerável dificuldade.

Little Samson possui um dos mais belos mapas de fases dos oito bits. Sim, brigando pelo título! Confesse, você é um grande fã de mapas de fases, hum? Some este detalhe à criativa  variação de personagens, a jogabilidade e diversão que proporciona, o capricho gráfico, e temos em Little Samson um dos games mais bonitos e agradáveis do sistema NES e dos oito bits em geral. Se ainda não jogou, confira!

Sammis Reachers


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...