terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Entropia (3 textos e um poemeto-paráfrase)


Entropia:

Substantivo feminino 1. FÍSICA (termodinâmica) função que define o estado de desordem de um sistema; 2. valor que permite avaliar esse estado de desordem e que vai aumentando à medida que este evolui para um estado de equilíbrio; 3. medida de perda de informação numa mensagem ou sinal transmitido; (Do gr. entropé, «mudança; volta», pelo fr. entropie, «entropia»).
De um dicionário

Uma das Leis da Física, a Segunda Lei da Termodinâmica, observa o fato de que a energia utilizável no universo está se tornando cada vez menor. No final não haverá energia disponível. A partir deste fato nós achamos que o estado mais provável para qualquer sistema natural é um estado de desordem. Todos os sistemas naturais se degeneram quando deixados por conta própria.
De uma revista

‘‘O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são. Pois o Universo se tornou inútil, não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim. Porém existe uma esperança: Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus . Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto.’’
Da Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 8, versículos 19 a 22


A derrota é sombra que cerceia
o HOMEM e a vária
pluralidade do entorno,
fulgurante, pero sutilmente lenta...

A REALIDADE, num
concorde uníssono,
entoa a ária da
d e s f r a g m e n t a ç ã o . . .

TUDO baila num mover entrópico:
Tendemos para a auto-multi-aniquilação.

Sem Cristo na parada, meu chapa,
nada paralisa o vil processo.


- Um Universo, a ReAliDadE inteira envenenada, e um único Homem, o Antídoto.


Do meu livro A Blindagem Azul

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...