segunda-feira, 23 de abril de 2018

Os sonhos como força regulatória do humor




É interessante e bastante sinistro como os sentimentos vivenciados durante os sonhos continuam a reverberar no espírito humano, durante praticamente o dia inteiro, influenciando nosso humor, mesmo quando, ao acordarmos, já não lembremo-nos de sequer um trecho de tais sonhos, e muitas vezes sequer que tenhamos sonhado.
São os sonhos um tipo de mecanismo de regulação? Provavelmente. Mas regulação de quê, e com que objetivos? A ciência não tem a resposta, e é provável que o tempo antes da nova criação finde e nós não tenhamos a resposta.
Quando adolescente, sonhava em me formar em Psicologia - não para clinicar, pois de loucura e desvio os meus sempre me bastaram e cansaram - mas para poder dedicar-se ao estudo dos sonhos. Minha teoria de então era que os sonhos seriam apenas válvulas de escape para “gastar” ou “descarregar” as imensas forças criativas que nosso cérebro possui, e que usualmente uma pessoa normal não usa nem a mínima parte. Bem, é uma teoria, não mais do que a ciência possui: certa feita li numa revista especializada nada menos que 19 (!!!) teorias em estudo para explicar a função dos sonhos. E o mistério segue...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...