segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

APNÉIA


Haja fôlego

Ter domínio da respiração e manter-se mais tempo debaixo d’água, com menor ansiedade e sem perder o controle. Este é o propósito da apnéia aplicada aos esportes aquáticos.
Para quem quer encarar as forças do mar, as ondas e a correnteza, desenvolver boas técnicas de respiração é muito importante. Aprender a dominar a respiração e se manter submerso por mais tempo pode, muitas vezes, salvar a vida de um atleta. A apnéia, que já é modalidade esportiva, é um grande aliado dos surfistas – de iniciantes a profissionais.
Mais comum entre os praticantes de tow-in – o surf em ondas gigantes, no qual o surfista é puxado por um jet-ski para entrar na onda em velocidade –, “A apnéia é um mecanismo que, bem encaixado nos treinamentos, além de fornecer um aumento de capacidade respiratória, oferece uma resposta fisiológica muito eficaz, ajudando a ter maior controle de ansiedade e maior capacidade de concentração”, explica Christian Dequeker, atleta recordista brasileiro e técnico de apnéia. No entanto, ela é mais comum entre os praticantes de tow-in – o surf em ondas gigantes, no qual o surfista é puxado por um jet-ski para entrar na onda em velocidade. A média que um surfista de ondas gigantes deve agüentar sem respirar é de cerca de três minutos para que a massa pesada de água da onda se disperse. Com o treinamento de apnéia é possível adquirir essa resistência e até mais, como o atual recordista de apnéia estática, o austríaco Herbert Nitsch, que ficou submerso por nove minutos e quatro segundos.
Nos treinamentos, são desenvolvidos diversos exercícios para simular o desgaste aos quais o atleta está sujeito dentro do mar. “A apnéia está presente em todas as fases do treinamento: musculação, natação, exercícios de remada e exercícios específicos”, explica o técnico. “Há muita intensidade de movimentos, freqüência cardíaca alta e necessidade de permanecer alguns bons segundos sem respirar”, conta. Se bem treinada, a apnéia é um exercício que só tem a acrescentar.

Algumas dicas de Christian para a prática segura da apnéia:

1 - Faça um exame médico e uma avaliação física. Isto é importante antes de iniciar qualquer tipo de treinamento.

2 - Nunca realize a apnéia sozinho, pois é extremamente perigoso. Faça no mínimo em dupla: enquanto um realiza, o outro vigia.

3 - Aos poucos, aumente o tempo de bloqueio e, de vez em quando, realize uns tempos curtos de respiração, na seqüência apnéia, sem esforço extremo.

4- Fique atento aos estímulos para voltar a respirar. Não ultrapasse seus próprios limites.

Fonte: http://www.boardsports.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...