Como fazemos desde o quase longínquo 2012, ao fim de cada ciclo solar realizamos nossa retrospectiva editorial. Ela elenca tudo o que publicamos editorialmente, cobrindo de um livro de 600 páginas a um fanzine de duas, sem discriminação.
2025 foi um ano principalmente das antologias individuais, com as coletâneas de frases de Stanley Jones e de poemas de Jorge de Lima. No individual, lançamos dois e-books poéticos, e mais algumas parafernálias no gênero. E a Revista AMPLITUDE cumpriu firme seus compromissos, entregando suas duas edições anuais repletas de boa arte.
Confira abaixo tudo (espero) que publicamos no ano de 2025, e faça o download (geralmente gratuito, como você sabe) do que lhe aprouver. E compartilhe!
Em janeiro o quinto número de AMPLITUDE, nossa Revista Cristã de Literatura e Artes, veio à luz. Baixe a sua AQUI.
Em fevereiro publicamos o primeiro e-book do ano, Vivendo a Alegria: 150 Citações Selecionadas. Um verdadeiro presente em favor da alegria de viver. Baixe o seu AQUI.
Ainda em fevereiro, publicamos o e-book Filosofia em 300 Citações, na Amazon. Confira AQUI.
Em março, reuni as algumas crônicas e as muitas resenhas retrogamers (sobre jogos de videogame "antigos") que tenho escrito há alguns anos, desde que passei a colaborar com o projeto/revista Muito Além dos Videogames. O resultado foi o e-book FLIPERAMIGOS.
Você pode fazer o download do e-book, que é gratuito, AQUI.
Em fins de abril, lancei o pequeno e-book Versos do Ide, reunindo meus poemas de temática missionária, ou melhor, missional, no sentido de incorporar a missão como instrução global para todos os atos da vida, tanto em Jerusalém quanto nos confins da Terra. É na verdade uma antologia, reunindo poemas desde meu primeiro livro, Uma Abertura na Noite, até o último, Primeiressências (2025).
Para baixar gratuitamente o e-book, CLIQUE AQUI.
Em maio meu décimo segundo livro de poesia nasceu, em formato impresso e eletrônico: Primeiressências reúne poemas de variada temática (do verso de amor ao poema visual), na maior parte escritos após a publicação de Cartas e Retornos (2021).
O livro impresso pode ser adquirido diretamente comigo; o e-book é GRATUITO, e pode ser baixado AQUI.
E, falando em antologias de meus versos, em julho publiquei um plaquete/fanzine, com uma breve seleção de poemas compilados dos onze livros de poesia que já publiquei (na verdade, 12, mas um é uma antologia), ao longo de 26 anos (1999 -2025) – um poema de cada.
PARA BAIXAR PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.
Em julho o sexto número da Revista AMPLITUDE chegou. A revista, infelizmente a única no gênero em um país com mais de 40 milhões de cristãos evangélicos, segue firme em sua missão.
BAIXE A SUA GRATUITAMENTE AQUI.
Em julho ainda, mês glorioso, publicamos o livro Stanley Jones em 450 Citações - O pensamento de um dos maiores missionários de todos os tempos. Com 174 páginas, o e-book oferece um amplo apanhado do pensamento de Jones, abarcando diversos tópicos.
Se perdeu, baixe o seu pelo Google Drive, AQUI.
Em agosto, um dos maiores poetas brasileiros, cuja obra está em domínio público, ganhou uma antologia toda especial. Os 50 Melhores Poemas Cristãos de Jorge de Lima.
Baixe o seu pelo Google Drive, AQUI.
Em fins de novembro, nosso depauperado fanzine Samizdat ganhou seu único número neste 2025, o #8. Nele, apenas poemas recentes, escritos após a publicação do livro Primeiressências. Baixe o seu AQUI.
E a última publicação do ano foi um projeto que se arrastava nas gavetas das ideias há uns cinco anos: um Planner Missionário. Editado por minha esposa, o planner possui 46 páginas e 11 seções diferentes, e seu foco, claro, é missões.
Baixe gratuitamente o seu exemplar, AQUI.
MEUS TEXTOS POR AÍ
Este não foi particularmente um ano onde eu tenha seja escrito muito, seja promovido meus textos por aí. Foi particularmente um ano de organização, edição e publicação de materiais, com os dois livros e o plaquete (livrete) de poesias já citados. Mas a roda da literatura nunca para de girar, e demos nossas voltas, para não perder o costume.
Em janeiro foi lançada a revista Animalista, publicação temática a cargo da Editora Cleópatra Cartonera. Compareci com três poemas. Confira a revista AQUI.
Em fevereiro, na segunda edição da revista, comparecemos também com um poema e algumas frases. Confira AQUI.
E na terceira edição também comparecemos com um conto. Confira AQUI.
Por sinal, a Cleopatra Cartonera chegou firme na cena e em julho lançou nova revista, a Epifania. Em seu número um, tive a honra de estar presente, com o poema visual/concreto elementAR. Confira a revista AQUI.
Em maio, o poema Carta ao Pão integrou a antologia TEMOS FOME, da editora Vós Que Me Lês. AQUI.
Durante o ano, marcamos presença na Revista Bulunga, onde, mensalmente, colaboramos com crônicas e contos. Confira os números da revista (eletrônica e gratuita) AQUI.
Em junho, o poema Transessências (de meu livro Primeiressências, ora pois) foi publicado no portal de poesia e literatura Amaité. AQUI.
O mesmo Amaité publicou, em três rodadas, onze de meus poemas, um de cada livro já publicado (ei, daqui surgiu a ideia para a publicação do plaquete 11 POEMAS). Confira AQUI, AQUI e AQUI. E fui presença constante no portal, com contos e crônicas, como Romário Machadinha e Dia de Eleição.
Em dezembro, o escritor, poeta, editor e agitador cultural José Feldman publicou o primeiro volume do Almanaque Poético Brasileiro (não, não é antologia paga, que não as organizo e nem delas participo). Tive a honra de estar presente, ao lado de outros 67 poetas de todo o Brasil, ocupando três páginas com poemas de meu livro Pulsátil. Conheça e baixe gratuitamente o e-book AQUI.
Na revista Muito Além dos Videogames, contribuí com textos no número 13 (maio) AQUI, e na Edição Especial 4 (jogos de Velho Oeste) AQUI.
E, ainda na seara retrogamer, colaborei também com uma outra revista do gênero, a tradicional OldBits. Em sua edição especial/crossover com a equipe da Muito Além dos Videogames, dedicada aos jogos do Mickey, escrevi sobre alguns jogos do Mickey Mouse para o Game Boy (AQUI); e, na edição 17 (julho) da OldBits, compareci com resenhas sobre um jogo beat 'em up, Silent Dragon (AQUI).
Marcamos presença também em um novo portal de literatura, aberto para publicação gratuita, Yaruma. Confira AQUI.
___________________________
Para 2026, diversos projetos esperam finalização e possível publicação. De pequenas antologias de frases temáticas a obras de grande envergadura - notadamente no gênero capital, qual seja, a promoção da obra missionária, diversos projetos estão em andamento, e rogamos suas orações para que sejam concluídos e publicados, e o sejam para a glória de Deus. Em 2026 nosso desejo e oração é por nos mantermos firmes no tripé em que baseamos nosso trabalho, o que conseguimos em 2025: Promoção da literatura cristã - Mobilização missionária multiníveis - Produção de material evangelístico.
Sammis Reachers













Nenhum comentário:
Postar um comentário